outubro 29, 2004

Estreia no CCGV...


Este é um daqueles filmes em que revelar a verdade conduz à perda de um dos seus valores mais poderosos - o efeito surpresa. Mas não se pense que tudo depende desse "twist" final em que M.Night Shyamalan é perito.
.
Porque o melhor desta fita, que nos chega muito subavalidada pela generalidade da crítica anglo-saxónica (tanto americana como britânica), é a criação de uma ambiência entre o estranho, o sinistro e o inacreditável: uma comunidade rural isolada cercada por um bosque onde ninguém penetra, porque habitado por Aqueles de Quem Não Falamos, criaturas medonhas e ameaçadoras vestidas com a maléfica cor do sangue.
.
O clima do filme é constantemente povoado por efabulações, mais do que por pessoas reais (sentimo-lo pela falta, pela organização social, por algo de indefinido, mas que cedo se plasma na cabeça do espectador - como se estivéssemos num mundo fabricado). O resto só vendo...

J.L.R.
Cartaz

Ficção publicada às 9:14 p.m.

outubro 28, 2004

EM BREVE...

O DETECTOR DE MENTIROSOS



Bruno Costa

Ficção publicada às 9:49 p.m.

outubro 26, 2004

Música que o procurado ouve...



O S.O.R.R.I.S. não descansa e aproveita todas as dicas para chegar perto do famigerado perturbador da ordem local. Eis mais uma pista para que todos possamos detectar os gostos pessoais do próprio. Um filme com o mesmo nome e para o qual os Massive Attack fizeram a banda sonora serve de igual referência ao perfil do procurado.

Director do Sistema de Informação

Ficção publicada às 9:47 p.m.

outubro 21, 2004

S.O.R.R.I.S. fora de portas...



No sentido de providenciar todos os munícipes interessados, este serviço de informação não olha a meios e coopera internacionalmente para obter registos que denunciem o procurado pelas autoridades locais.

Há fortes indícios que não há muito tempo, este tenha jantado neste restaurante com mais uns conspiradores inconformados. Estamos a tentar obter o menu escolhido pois este pode ser determinante na identificação de gostos pessoais para facilitar a sua identificação e correspondente aplicação de punição exemplar.

O DIRECTOR DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES.

Ficção publicada às 9:38 p.m.

outubro 18, 2004

TRUKA TRUKA...

Segundo apurado, há pouco tempo o Partido da ADEGA esteve reunido na sua sede Concelhia. Na mesma reunião foram apurados os vectores da política cultural para os próximos anos havendo algumas surpresas.

Desde já destacamos que há um retrocesso no que têm sido os útimos anos e daí um certo regresso às origens, entendidas como os primeiros anos dos mandato. Nomes como a Ágata, Emanuel e as Tayti são posters regularmente admirados em qualquer quarto ou cantinho pessoal dos verdadeiros melómanos do Concelho. Estes deixaram uma legião de admiradores que não tem mais fim, iniciou-se um ciclo de transmissão intergeracional.

Neste sentido o Partido da ADEGA deliberou que nos próximos espectáculos da Vila um nome constará: Truka Truka de Ruth Marlene.

Para os mais interessados junto deixo um link útil: TRUKA TRUKA

Haverá quem por certo veja neste caso mais um estímulo à natalidade e a práticas sexuais mais regulares.

DR. Richard Connery

Ficção publicada às 9:55 p.m.

outubro 11, 2004

Investigação S.O.R.R.I.S.



Incansável este serviço de informções sobre o nosso Concelho, tem nos últimos tempos diversificado as formas de acompanhamento dos suspeitos de perturbação da ordem deste pacata Vila.

O último facto digno de relevo, foi o presença do famigerado agitador no aniversário dos 25 anos dos XUTOS & PONTAPÉS. Suspeitamos também que existam conversações sobre a adopção de alguns êxitos desta grande banda como canções de intervenção à séc. XXI e com transposição clara para o Concelho do Sardoal.

O Director do Serviço de Informações.

Ficção publicada às 9:39 p.m.

outubro 10, 2004

ESTREIA AGENDADA NO CCGV



Amor, Traição, Vingança...e Zoombies.

Bruno Costa

Ficção publicada às 9:40 p.m.

outubro 05, 2004

OUR ASS na silly season

O movimento associativo da nossa praça é aqui analisado à luz dos doze principais títulos que o nosso Concelho comporta neste sector.

Na época festiva em que se traduz o Verão, os beneficiados acabam por ser as Associações de Moradores que promovem durante esta época os tradicionais festejos a que os habitantes destas e de outras paragens acorrem em romaria.

Amantes de farras tal como Gil Vicente traça o nosso perfil, contribuímos para a valorização e crescimento de utilidade das respectivas Associações de Moradores [Entrevinhas (2.07%), Andreus (1.16%), Cabeça da Mós (1.06%), Panascos (1.03%), Valhascos (0.62%) e Venda Nova (0.25%)].


Noutro segmento associativo, os Lagartos foram fortemente penalizados pela ruptura financeira em que a instituição se encontrava. Igualmente, as violações comprovadas de estatutos e a instrumentalização política vieram ao de cima e o título foi fortemente penalizado (-3.04%). Ainda assim, com a nova direcção este é um título em que os analistas apostam com recomendações para um valor de utilidade muito acima do actual (150), o que foi recentemente confirmado pelas declarações aos média dos seus dirigentes em quem os investidores mostram grande confiança. O Alcaravela após a restruturação da última época manifesta já uma tendência de recuperação do papel social na freguesia e o seu comportamento (0.45%) é disso mesmo um indício.

Em época de espectáculos ao ar livre, os nossos elementos que perpetuam a tradição de danças e cantares tiveram um comportamento bastante positivo nesta época estival. Os Ranchos animam e suavizam a relação entre passado e o presente, com um crescimento da utilidade para ambos: OS Resineiros (1.08%) e Valhascos (1.29).

Os líderes da utilidade no movimento associativo permanecem os mesmos, GETAS (3.58% para máximos históricos) e ASS. da Presa (4.05%) este Verão com repercussões assinaláveis, em reflexo das suas iniciativas com forte carácter lúdico e com pendor social acima do esperado dado o meio de inserção.

Uma nota ainda, para o comportamento acentuado da Folha do Pisão que parece arredada de outros tempos onde o seu folhetim tinha grande impacto junto da comunidade. Em tempos o mercado chegou a especular sobre integração on-line, mas as expectativas goraram-se e a utilidade é um reflexo disso (-1.74%).

A FUS esteve flat durante este período. E por falar em flat, a Ass. de Marinheiros reduziu a intensidade e frequência dos seus almoços e convívios o que se espelha na restauração do Concelho pois nota a falta de bons garfos nos seus estabelecimentos (- 1.02%).

Drª. Casal d´Gadô
Analista CMVMS

Ficção publicada às 10:18 p.m.

EXCESSO DE CANDIDATOS A LICENCIATURA

Numa altura em que o nosso Concelho atravessa um pecúlio em matéria de emprego, há novos caminhos que importa incorporar. Um destes será porventura o Canudo em Ciências Gastronómicas, licenciatura a decorrer na região de Parma, nas instalações do Palácio Ducal de Colorno.

Ao que parece a afluência tem sido enorme, também veja-se o curriculum disciplinar: Enologia, Geografia dos Vinhos, História Gastronómica, História da Alimentação e Turismo Gastronómico. Há ainda uma componente de aulas práticas, e é aqui que os Sardoalenses levam vantagem.

Agora venham os Chefes Doutores!

Bruno Costa

Ficção publicada às 9:20 p.m.

template © elementopia | image © istockphoto
Pessoal Marado!
O meu Sardoal!
Dispensa!
Site Meter